gemma-cernuda-canelles

Decálogo + 1 de la Comunicación en Femenino/ Decálogo da comunicação Feminina por Gemma Cernuda-Canelles

“Dnas e profissionais da área, abaixo uma colaboração da nossa parceira espanhola, a primeira escritora com livro publicado sobre o tema em toda a Espanha, uma grande batalhadora pela causa lá do outro lado do oceano, uma grande profissional e mulher!

Tive o prazer de conhecer a Gemma em 2013 quando fui pela primeira vez na Conferencia Mundial, que na época era em Chicago, e desde então somos parceiras e nos reencontramos todos os anos…

Desde o ano passado fomos convidadas a fazer parte do Comitê Mundial da Conferencia M2W, ela discutindo sobre a visão na Espanha e eu do Brasil, ambas na batalha..

Abaixo esta o prático decálogo que ela desenvolveu, uma síntese do lindo livro dela, que infelizmente ainda não temos no Brasil, mas estou cuidando disto…rs

Vou traduzir do espanhol de forma totalmente livre, mas com muito carinho ok?

Trilhões de bjs da Dna Fernanda! 🙂

Por Gemma  – Criadora do Ellas Deciden Espanha.©Decálogo + 1 de la Comunicación en Femenino.

IMPORTANTE: Tradução livre e feita com esforço rs 😉

  1. Hablar asertivamente  – Falar assertivamente

Hacer lo que deseas sin herir a nadie y dejando claro porque lo haces sin ser   “complaciente”. Escoger las palabras para que la comunicación afirme. Ser   directa y explicita. No podemos gustar a todos. El compromiso de no querer ir en contra de tu intención es el motor que potencia la asertividad.

Fazer o que quer sem ferir ninguém e deixando claro porque esta fazendo sem ser complacente/desculposo Escolhendo as palavras para que afirme a comunicação, ser direta e explicita. Não podemos agradar a todos. O compromisso de não querer ir contra sua intenção/vontade é o motor que potencializa sua assertividade.

   Es valiente, descarada y nos invita a saber decir que no.- Ë corajosa, desavergonhada e nos convida a saber dizer NÃO.

  1. Humanizar el mensaje- Humanizar a mensagem

Debe partir de la emoción, del interior de uno mismo, desde el corazón.   Comunicamos a partir de la experiencia, y a partir de vivencias. Todos y todas sentimos y vivimos emociones. El expresar los sentimientos, el hablar desde el yo humaniza el mensaje, la marca y la hace más creíble.

Deve partir da emoção, do interior de cada um, de seu coração. Comunicamos a partir de nossas experiências e vivências. Todos e todas sentimos e vivemos as emoções. Ao expressar os sentimentos o falar a partir de si humaniza a mensagem, a marca, e a faz mais acreditável e real.

     Una comunicación que mire a los ojos.- Uma comunicação que mire os olhos.

 

  1. Comunicar en transparente- Comunicar de forma transparente

Los mensajes verdaderos, transparentes y reales hacen que la marca forme parte del entorno mas íntimo del consumidor y así nos la hacemos más nuestra. Una marca que es transparente despierta confianza. Y ese valor esta directamente relacionado con la fidelidad de marca.

As mensagens verdadeiras, transparentes e reais fazem com que a marca faça parte do núcleo mais intimo do consumidor e assim ela não será apenas nossa. Uma marca que é transparente desperta confiança. E este valor esta diretamente relacionado com a “fidelidade á marca”.

    Vamos a mostrar y decir que lo hacemos bien. Vamos mostrar e dizer que fizemos bem.

  1. Mostrarnos cómplices – Mostrarmos cúmplices 

Es el gran atributo femenino. La complicidad que creará un vínculo con el target receptor y que nos hará sentir que han pensado ese producto y comunicación para mí. Esa complicidad para sintonizar con nuestra clienta y que se percibe real y sincera. Como uno de los nuestros.

É o grande atributo feminino. A cumplicidade que criará um vinculo com o publico receptor e que nos fará sentir que tenham pensado esse produto e comunicação para mim. Uma cumplicidade em sintonizar com nossos clientes, que se percebe real e de fato sincera. Como um de nós.

    La complicidad es un guiño a nosotras- A cumplicidade é como uma piscadela para nós.

 

  1. Ser inclusiva- Ser inclusiva

La mujer esta harta de ser ignorada, invisible y excluida. Por ello la   comunicación que la incluya, la integre, la visualice y la VEA será la ÚNICA comunicación válida. Solo ese idioma conectará y la hará reaccionar al consumo. Si en la comunicación me ignoran yo ignoro a la marca.

A mulher esta farta de se ignorada, ser invisível e excluida. Por ela a comunicação que a incluir, a integrar e visualizar, vendo-a de fato será a única comunicação valida. Somente este idioma conectará e a fará corresponder ao consumo. Se na comunicação me ignoram, eu ignoro a marca.

    Ser inclusivos es mirar juntos, para ver mejor. Ser inclusivos é olhar juntos, para ver melhor.

  1. Ser y sentir desde la empatía- Ser e sentir através da empatia

Solo poniéndonos en la piel de nuestro público objetivo, sabremos de verdad qué necesita y como se siente. Proyectar, desde la emoción canales y mensajes que nos ayuden a desarrollar un mensaje autentico y creíble. Solo sirve si ESTAMOS EN SUS ZAPATOS REALES, si vivimos su experiencia desde sus valores.

Somente nos colocando na pele do nosso publico alvo, saberemos a verdade do que se necessita e como se sente. Projetar, através da emoção, canais e mensagens que nos ajudem a desenvolver uma mensagem autentica e confiável. Somente servirá se ESTIVERMOS EM SEUS SAPATOS REAIS, se vivermos sua experiencia desde seus valores.

    Empatía para entender. Empatia para entender.

  1. Volver al tuteo- Voltar ao voce.

El tuteo forma parte de nuestra forma de acercarnos a nuestros semejantes. Tutear en términos de branding y comunicación es fomentar el colaboracionismo, es generar esa cercanía que me hace sentir protagonista del mensaje y que el cliente se sienta incorporado a la cadena de valor. Es co-crear los productos juntos.

O você é uma forma de nos colocarmos juntos de nossos semelhantes. Usar o informal, como o você, para realizar branding e comunicação é fomentar a colaboração, é gerar esta intimidade que me faz sentir protagonista da mensagem e que o cliente se sente incorporado a cadeia de valor. Ë co-criar os produtos juntos.

    Sin intermediarios, de la marca al consumidor.Sem intermediários, da marca ao consumidor.

  1. Prescribir lo que nos gusta- Prescrever o que nos gosta

Recomendar es lo que nuestra clientela debe hacer de nosotros. Un producto                           recomendado es la mayor estrategia de comunicación para que se capten nuevos       clientes. La mujer recomienda algo que le gusta 27 veces más que el hombre. Al   recomendar somos coherentes con nuestro comportamiento, devenimos embajadoras.

Recomendar é o que nossas consumidoras devem fazer para nós. Um produto recomendado é a maior estratégia de comunicação para captação de novos clientes. A mulher recomenda algo que gosta 27 vezes mais que os homens. Ao recomendar somos coerentes com nosso comportamento de nos tornarmos embaixadoras.

  Al recomendar somos parte de la marca- Ao recomendar somos parte da marca.

  1. Aprender a conversar- Aprender a conversar

El mercado es una gran conversación a 3 bandas: las marcas, los consumidores y el mercado. Entre los 3 agentes de este diálogo debemos CONVERSAR Preguntemos al consumidor qué quiere y démosle la oportunidad para SER ESCUCHADO.

O mercado é uma grande conversa de 3 lados: as marcas, os consumidores e o mercado. Entre os 3 agentes deste dialogo devemos DIALOGAR, perguntemos ao consumidor o que quer? E daremos a ele a oportunidade de ser escutado.

    Crear espacios reales y virtuales para ese diálogo. Criar espaços reais e virtuais para este dialogo.

  1. Pensar en la solución, ser Resolutiva- Pensar na solução e ser resolutiva.

Pensar en la solución a la hora de elaborar el mensaje y de crear nuevos productos. Necesitamos crear un mensaje que te solucione y que te ayude en esas tantas mil facetas de la vida de la mujer.

Pensar na solução no momento de desenvolver a mensagem e de criar novos produtos. Necessitamos criar uma mensagem que traga soluções e que ajude nestas tantas mil facetas da vida de uma mulher.

     Una solución práctica y comprometida con sentido común- Uma solução pratica e comprometida com o sentido comum.

     10+1. Negociar el GRIS- Negociar o cinza

Ya no convence el blanco o el negro, el gris responde a una larga gama de matices donde entra todo el abanico que tenemos para encontrar opciones que hagan felices a más personas y colectivos. Donde todos y todas salgamos ganando. La gran arma para el Gris es LA INTUICION + CREATIVIDAD para llegar al camino del medio

Já não convence o branco e o negro, o cinza responde a uma enorme gama de tons onde entram todas as possibilidades que temos para encontrar opções que façam mais pessoas e o coletivo, felizes.

Gris= blanco + negro; Gris= tu + yo.- Cinza= branco+preto, Cinza= você + eu.

Gemma Cernuda-Canelles-©Decálogo + 1 de la Comunicación en Femenino

WWW.ELLASDECIDEN.COM

Agora logo abaixo esta o lindo currículo da Gemma! 😉

gemma cernuda-canellesWith a Master in Communication Management from Barcelona University (UB) and a degree in Marketing from Columbia Business School in NYC, Gemma has managed the communication of leading brands such as “Congelados La Sirena” (a frozen food chain). She has been named the first female member of several Spanish Business Associations such as the Employers Association Cecot, is Vice-President of the EWMD Spain (European Women Management Directors) and she is a Lecturer on the Masters Course in Strategic Planning at UAB (Barcelona Autonomous University). She has also been selected as one of The TOP 100 women leaders in Spain. http://mun.do/1aBFGqY

Gemma is the first consultant of Marketing to women in Spain.  Ellas Deciden, founded in 2001,is the first Feminine Communication Agency in Spain. The goal of Ellas Deciden is to “Think your brand in Feminine” and help brands to become more profitable recognizing the tastes, interests and priorities of women who represent 80% of the purchasing power of the market. She does Strategic Planning.

Gemma is an international lecturer, columnist, branding and opinion maker in forums and the media. She is the author of the first blog on female branding in Spanish: www.ellasdeciden.com.  Her latest book “Ellas Deciden” (Women Decide) is her 7th book and is about Management and the purchasing power of us, Women.

Relevant paper 2014: How to connect with the most powerful public, in the Harvard – Deusto Magazine: http://www.harvard-deusto.com/articulo/Como-conectar-con-el-publico-mas-poderoso

Relevant interview Wharton University: http://www.knowledgeatwharton.com.es/article/marcas-con-valores-femeninos-la-gran-asignatura-pendiente-del-marketing/

Relevant interview Womenalia 2014: http://www.womenalia.com/es/hoy-en-womenalia/90-galeria-multimedia/4351-gemma-cernuda-inspiration-day-hay-que-femenizar-las-marcas-para-hacerlas-mas-sostenibles-y-rentables?utm_source=twitter&utm_medium=tweet&utm_campaign=SMESPTWECONGAL-26115

Gemma Inspired and organized the 1st Forum BCN Dona i Esport www.donaiesport.com celebrated last March 2015 in Barcelona, Spain.

Cernuda has just participated at TEDxBarcelona Women –June 2015- http://tedxbarcelonawomen.com/es/

www.ellasdeciden.com gemma@peixandco.com  @peixco tf: +34 933443268

Sobre Fernanda Celina

1@ Consumidona e empreendedona, mente feminina por trás desta casa, outra ex chefe de Mkt e negócios durona e workaholic de alguma Multi, que preferia contratar mulheres e que ama pensar e usar ferramentas!
Gateira e feminista, rebelde, leitora voraz, costureira, questionadora e cheia de “creres”: creio em serumaninhos e não em generos e em um Mundo e Marketing mais honesto e inclusiva-Mente Feminino, que produza mais verdade e menos prejuízos, principalmente emocionais!!! Com estratégias mais sustentaveis para todos e confiaveis para as consumidonas de TUDO: Mulheres e Mentes femininas, nascidas com um X ou com 2 XX.
Creio mais ainda na força da economia criativa e colaborativa, para que TODXS nós nos juntemos e trabalhemos na aceleração de nossa revolução no mercado, e na industria da MODA principalmente. O temido poder econômico sempre esteve em NOSSA$ Mão$ e bol$os, vamos usar-lo?? Nós, mercado/empresas podemos nos ajudar e ganhar todos!
Empoderar dando consciencia e informações as consumidonas e empreendedonas é a meta..depois sentamos para um café e conversas…s2 ;) borá ganhar todas juntxs, queridonas?:)

Veja também

Como perder ou ganhar dinheiro, com 8 mitos do Marketing para mulheres/feminino?

Como perder ou ganhar dinheiro, com 8 mitos do Marketing para mulheres/feminino? Abaixo trago os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *