Mulher não é você que esta perdida e angustiada, somos todxs!

QueriDonas,

Vim aqui por que estou Cansada de conversar com amigas e perceber que SIM, a maioria de nós esta se sentindo angustiada e até meio perdidas por “pensarmos” que não temos mais “certeza” do que deveríamos fazer com nossas vidinhas, carreiras, amores, família, sonhos. E por que  fiquei perplexa em perceber que em todas as conversas recentes (tipo ontem rs) com amigxs de tudo quanto é lugar ou tribo, acabamos por convergir em algum ponto para: se queremos DE FATO a vida que resolvemos ter lá trás quando mais novas, quando formatamos nossos desejos de quem queríamos ser. E sobre tanta coisa super importante e impactante como: ter filhos ou não, continuar em relacionamentos ou ter coragem de sair e ir em busca de outro alguem, ou de ficar só, ou ir embora do País, ou se deve emagrecer ou ter o corpo que bem quiser, terminar a faculdade sem sentido ou começar outra, mudar de carreira, largar tudo e cuidar dos filhos por uns anos, abrir seu próprio negocio, pedir promoção na empresa e etc..e MILHARES etc e pensamentos confusos e o pior:

PARALISANTES sobre nós, que nos fazem sentir CULPADAS E CEGAS ! 

E…fiquei pasma, com o que estas indagações todas poderiam ter em comum?

Nossos modelos sociais antigos de COMO UMA MULHER DEVE VIVER PARA SER FELIZ E COMPLETA rs! Tão infiltrados em nossa psique e emocional e tão profundamente…que nem Freud explica..rs Mas devemos tentar, pelo nosso bem!\O/

Xiii? Oiii? E como com tantas opções e liberdade, com tantas possibilidades de falar e sermos ouvidas e de FAZER, como pode elas, eu e você estarmos assim, cheias desta sensação de estar ANGUSTIADAS E PERDIDAS? De nos sentirmos fracassadas por não termos a vida “perfeitamente” clara, como achamos que iríamos ter a esta altura da vida! Como nosso Modelo dizia?

 ” A maioria de nós ou esta se sentindo assim AGORA, ou ja se sentiram… ou vão sentir..”

E é natural, Calma esta tudo bem…acontece com praticamente  todxs, difícil quem não esta assim, e vamos lá eim queridonas a verdade dói, mas cura também e é uma só:

Nós só não estamos sabendo lidar com alguns pontos CRUCIAIS psicológicos e sociais, e que sem o devido dialogo nos fizeram sentir como umas ET’s perdidas mesmo, e farão por mais um bom tempo…se não dialogarmos melhor, né non?

Pontos como o que somos a primeira geração feminina que realmente PODE falar ou fazer “quase” tudo que quer…com dificuldades é claro.. porque AINDA TEMOS MUITO MACHISMO E ABUSOS.. já leram o post do Manifesto sobre ABUSOS no Feminino, né non? —> A Q U I 🙂 MASSS mesmo com estas dificuldades conseguimos o tão suado ACESSO, depois de muitas décadas de esforço de milhares de mulheres e de algumas gerações, claro.

Nossas avós, bisavós e mães abriram este caminho para nós (a duras penas, porque a vida delas foi bem! pior naquela época)…então nós desta geração pudemos escolher quem queremos ser, pudemos escolher como conduzir o amor, a sexualidade, nossa família, beleza, ter carreira etc .

O problema então foi?

Ahhhhh um baita BLOQUEIO neste caminho lindo: NÃO FOMOS ENSINADAS OU EDUCADAS COM ESTE PODER E LIBERDADE TODA< não!! A sociedade inteira, que não entendeu nossas possibilidades e poderes, nos deram outros ensinamentos…na TV, na mídia como um todo, na Escola, na Familia… na Rua… já falei na TV?? Ahhhh Ela a TV foi nossa base, não se esqueçam…:(

Quando éramos pequenas não aprendemos isto, não enxergamos isto nos exemplos diarios que éramos expostas!

Se olhássemos para revistas, TV, radio, ruas….Mulher era algo apenas corpo, algo apenas CONSUMA, algo apenas cresça BONITA< ORGANIZADA> CONSUMIDORA> VAIDOSA e conquiste a família feliz! Inteligência? Estudo? Ahhhh isto não era mostrado não…só hoje em dia que começou a aparecer.

Oras, para tudo quanto lugar que olhávamos era assim, até no lugar que deveria ser o oposto… quer ver?

Na escola, não estudamos grandes mulheres, grandes descobertas de estudiosas e etc mesmo hoje sabendo que elas existiam as PENCAS desde sempre, séculos atrás… vcs se lembram de alguma mulher que não tenha sido mulher de um homem importante (claro) que vocês estudaram? Um grande exemplo de mulherão da porra? Uma grande escritora, cientista, engenheira, geneticista, medica? Hoje lemos sobre elas, sabemos que fizeram de tudo, até ajudar a Nasa, descobrir o sequenciamento do DNA, o computador.

Mas na época de nossa EDUCAÇÃO fundamental soubemos? Ou vivenciamos isto:

O que fizemos com esta educação estranha e limitante que RECEBEMOS?

ACEITAMOS, todas as expectativas que nos colocaram e colocamos outras tão irreais quanto, em nós mesmas, e seguimos a regrinha acima: BONITA< ORGANIZADA> CONSUMIDORA> VAIDOSA… inconscientemente ou conscientemente e ainda fomos acrescentando: Estudiosa, ambiciosa, esforçada, sonhadora, Brava… e mais pencas de coisas que agora nos pesam demais…e este caminho fechamos muitas vezes os olhos para nós mesmas, e sabem do pior?

Talvez hoje estas expectativas todas não FAÇAM NEM MAIS A GENTE FELIZ, não nos permitem ser quem realmente somos, neste momento! Não nos representam e nos enchem de angustia, são LIMITANTES e IRREAIS.

Ninguem nos ensinou a ser livres e INTEIRAS quando decidíssemos falar ou fazer o que quiséssemos, do jeito que quisessemos e QUANTAS VEZES quiséssemos!

Pensem, isto MUDA TUDO!

Não nos faltam possibilidades então, nos falta a clareza de que:

1- PODEMOS SIM, lutamos e nos esforçamos diariamente para chegar até aqui e é JUSTO>

2- Queremos? Se não existir essência e paixão não fará sentido… e sabemos instintivamente disto, vamos olhar para dentro e ver O QUE queremos sem medo e sem dor?

3- E MUDAR DE IDËIA, PODE E DEVE! Esta tudo bem, ninguém é obrigada a nada, e se mudar de ideia por que mudou de visão, ou começou a ter a visão verdadeira sobre algo:

4- ESTA TUDO BEM de novo! Você não deve se sentir fracassada por isto, ao contrario, sinta-se feliz por poder ser alguem em EVOLUÇÃO que se permite ser INTEIRA E VERDADEIRA, sem ficar parada no tempo,com idéias ultrapassadas…rs

5- LARGUE as expectativas VELHAS que não fazem mais parte de quem é e respire, pense e pesquise sozinha, se encontre de fato e sem medos,  aprenda a ler mais e siga feliz com seus instintos ancestrais: eles sabem melhor o que fazer!

6- E Não, você não esta sozinha, não é um probelma só seu, não personalize esta DOR QUE Ë DE TODXS! 😉 TODXS estamos com este mesmo peso, esta mesma maldita sensação.

Por isto nos expor e corajosamente conversar nos LIBERTA, precisamos nos aceitar e ter empatia por nós e nossas angustias, só assim ela saira de vilã e passará a ser vista como o que é: oportunidade de evoluir, de crescer, de melhorar como mulheres e como sociedade, por que hoje alem de tudo, somos as grandes comandantes da economia!

Agora me digam: Isto é só delas, é só meu… ou se tornou um pesadelo para todxs nós!!?

Precisamos conversar e nos libertar de tamanha ansiedade e expectativa, né non? Se juntxs MIL vezes melhor :)… afinal estamos TODXS neste barco!

ESTA ANSIEDADE TODA ESTA NOS SEGURANDO!!! É paralisante ficar assim, CUIDADO!

Não estamos sós, não somos nem de longe as únicas a sentir isto… todxs estamos sentindo, em maior ou menor INTENSIDADE… em maior ou menor consciencia, em maior ou menor PRISÃO.

E ainda temos tanto a nos ENTENDER neste caminho, a nos AMAR, a nos SALVAR, a nos AJUDAR… a nos PERDER sem CULPA para nos ENCONTRAR  FINALMENTE, JUNTXS finalmente.

ENTÃO APENAS PAREM, ok?  rs 

 

PARA QUE INSISTIR em um relacionamento, se não existe amor real?

Pensem, para que ficarmos com este relacionamento “desgastado” com a pessoa mais importante deste mundo, que até o fim da vida estará aqui conosco, sempre?

Vamos nos olhar nos olhos de verdade e decidir nos enxergar de verdade?

Vamos parar de ACHAR que nos conhecemos e que nos entendemos?

Vamos assumir e ser honestas, começar do zero, nos aceitando como serumaninhas em perfeito desenvolvimento, nos olharmos com amor e entendermos que é tudo muito novo e precisamos reaprender sobre nós? Vamos fazer novas perguntas para nós?

Precisamos reaprender sobre o que podemos e queremos  fazer, já que somos capazes de TUDO.

Não vamos nos sabotar e ter preguiça do principal: o quanto podemos adquirir conhecimento e ensinar? Sobre nossas novas chances ILIMITADAS?

Vamos focar em novos relacionamentos conosco e assim também permitir novos com todxs? Sem argumentos antigos de “inveja feminina”, de “ter que ser a mais bonita” e por ai vai… destruidores apenas?

Vamos estudar muito e ler sobre tudo com olhares de quem PODE< MERECE<CONSEGUE mais?

Vamos resistir a aceitar em pleno 2017, padrões velhos/antigos que não nos representam?

Vamos nos ajudar nesta nova caminhada, com SORORIDADE? Todxs estamos na mesma, porem solitárias, dentro de nossas cabecinhas e sentimentos, assim demorará e será mais confuso, para que? 😉

Lembrem deste mundão todo que abrimos: temos poder, temos dinheiro, temos acesso, temos oportunidades infinitas!

Claro que TAMBEM temos amores românticos e ainda podemos amar infinitamente… então para que nos prender a este relacionamento sem amor a nós mesmas “do passado”,  só estamos nos machucando e paralisando, mais a cada dia? E a nós de hoje, deixamos presas?

DEIXEM ir… libertem esta velha VOCE, para a nova chegar chegando… esta mania de já tenho 30 já era para: estar casada, ter filhos, ter carreira estável, estar magra, ter marido de comercial de TV, ter ganhado na mega sena, ter dinheiro para viajar muito ( ok este pode ficar kKK)… É tão clichê e tão Old fashion, afinal QUEM SABE SE ISTO É ainda e de fato O IDEAL PARA VC é Só a você DE HOJE… depois de pensar e se ouvir de verdade, mais ninguém! Então apaguem estas regras sociais IDIOTAS e VELHAS.

Tem tanta mulher fazendo maravilhas e sendo maravilhosas de formas tão diferentes e por caminhos tão diferentes que “APENAS” este, acima 😉

Vamos trabalhar com estas novas NÖS? Perdida sim, por estar se reinventando do zero, se REEDUCANDO e lidando com estas Liberdades e poderes da melhor forma possível, com tanta opção e sofrimento envolvido… e por isto se sente tão angustiada, por não saber tudo? E TUDO BEM, VAI PASSAR. 🙂

Que tal lembrarmos: “é sempre mais escuro antes do amanhecer”  ou “It’s always darkest before the dawn” como bem escreveu a maravilhosa Florence, da banda Florence and The Machine, nesta musica INCRIVEL que deixarei abaixo porque a letra dela transcreve PERFEITAMENTE o que eu queria propor com este texto, feito com muito amor e sinceridade para todxs nós, LIBERTEM POR FAVOR!

Libertem seus proprios demônios construídos por outros, há tanto tempo, que te seguram, pesados em suas costas e que alem de tudo não fazem mais sentido, e não se esqueçam: estamos Todxs  e vamos Recomeçar juntxs! Então borá dançar:

LIVRE-SE:

Tradução Vagalume.com.br:

Remorsos se acumulam como velhos amigos

Estão aqui para reviver seus momentos mais sombrios

Não consigo ver uma saída, não consigo ver uma saída

Todos os mortos-vivos saem para brincar

Cada demônio quer seu pedaço de carne

Mas eu prefiro manter algumas coisas para mim mesma

Gosto de manter minhas questões só para mim

É sempre mais escuro antes do amanhecer

E eu fui ingênua e estive cega

Nunca consigo deixar o passado para trás

Não consigo ver uma saída, não consigo ver uma saída

Estou sempre carregando esse peso nos ombros

Em todos os seus pastos, tal ruído de sofrimento

Essa noite eu vou enterrar esses pesos na terra

Eu gosto de manter minhas questões só para mim

Mas está sempre mais escuro antes da madrugada

Livre-se, livre-se, livre-se, livre-se, ooh whoa

Livre-se, livre-se, livre-se, livre-se, ooh whoa

É difícil dançar com um demônio nas suas costas

Então livre-se dele, oh whoa

Já cansei desse meu coração sem graça

Essa noite vou acabar com essa história e recomeçar tudo de novo

Porque eu gosto de manter minhas questões só para mim

É sempre mais escuro antes do amanhecer

Livre-se, livre-se, livre-se, livre-se, ooh whoa

Livre-se, livre-se, livre-se, livre-se, ooh whoa

É difícil dançar com um demônio nas suas costas

Então livre-se dele, oh whoa

É difícil dançar com o diabo nas suas costas (livre-se)

Se eu tivesse metade da chance, eu faria tudo de novo (livre-se)

É um romance bom, mas me deixou tão incompleta (livre-se)

É sempre mais escuro antes do amanhecer

Estarei perdida se me livrar, estarei perdida se não me livrar

Um brinde aos drinks na escuridão do fim da minha estrada

Estou pronta para sofrer e pronta para ter esperança

É um tiro no escuro e bem na minha garganta

Pois procurando o paraíso, encontrei o demônio em mim

Procurando o paraíso, encontrei o demônio em mim

Bem, mas que se dane, vou deixar que isso aconteça comigo

Livre-se, livre-se, livre-se, livre-se, ooh whoa

Livre-se, livre-se, livre-se, livre-se, ooh whoa

É difícil dançar com um demônio nas suas costas

Então livre-se dele, oh whoa

Livre-se, livre-se, livre-se, esqueça disso

Livre-se, livre-se, livre-se, esqueça disso

É difícil dançar com um demônio nas suas costas

Então derrube ele!

Trilhões de beijos da Dona Fernanda, perdida e angustiada muitas vezes também! 🙂

 Seguimos Todxs Juntxs, certo?

 

 

Sobre Fernanda Celina

1@ Consumidona e empreendedona, mente feminina por trás desta casa, outra ex chefe de Mkt e negócios durona e workaholic de alguma Multi, que preferia contratar mulheres e que ama pensar e usar ferramentas!
Gateira e feminista, rebelde, leitora voraz, costureira, questionadora e cheia de “creres”: creio em serumaninhos e não em generos e em um Mundo e Marketing mais honesto e inclusiva-Mente Feminino, que produza mais verdade e menos prejuízos, principalmente emocionais!!! Com estratégias mais sustentaveis para todos e confiaveis para as consumidonas de TUDO: Mulheres e Mentes femininas, nascidas com um X ou com 2 XX.
Creio mais ainda na força da economia criativa e colaborativa, para que TODXS nós nos juntemos e trabalhemos na aceleração de nossa revolução no mercado, e na industria da MODA principalmente. O temido poder econômico sempre esteve em NOSSA$ Mão$ e bol$os, vamos usar-lo?? Nós, mercado/empresas podemos nos ajudar e ganhar todos!
Empoderar dando consciencia e informações as consumidonas e empreendedonas é a meta..depois sentamos para um café e conversas…s2 ;) borá ganhar todas juntxs, queridonas?:)

Veja também

BEFW – Brasil Eco Fashion Week, primeira semana de “tendências e moda” sustentável do país, como usamos, enxergamos e compramos Moda?

Olá QueriDonas!!! Tudo certinho por aí? Sabem que torço que sim :). Como vcs acompanharam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *